quarta-feira, 25 de maio de 2011

A emoção de chegar a Stonehenge

Eu fiz o curso de Letras na UFRJ na década de 80, Português-Inglês. Na época, as professoras do curso eram anglófilas ferrenhas. O sotaque delas era mais inglês do que o dos ingleses.

Daquele tempo, o que restou em minha memória foi o interesse pela cultura inglesa e dos povos pré-históricos que habitaram a região. Por isso, quando fomos à Inglaterra coloquei em nosso roteiro a visita a Stonehenge.

Naquela viagem, eu era a motorista. Estava dirigindo um Mercedes pelas estradas inglesas, onde se dirige do lado contrário!!! Uma boa dica se resolver dirigir na Inglaterra é alugar um carro automático, assim não vai ser necessário passar a marcha com a outra mão.

Lembro que quando avistei do alto da estrada o sítio arqueológico de Stonehenge as lágrimas brotaram dos meus olhos e fiquei muito emocionada. Infelizmente, não pude fotografar nossa chegada.


Stonehenge fica na junção da A344 com a A303. Quando chegamos, vi a formação de uma posição mais elevada da estrada. E as lágrimas foram se juntando em meus olhos.

Ao chegar, o carro fica parado de um lado da A344 num estacionamento. Ao lado, uma grande pradaria com flores minúsculas em que se pode correr e deitar pela grama. Se tiver fome, você pode lanchar ou tomar um café. Mas se você foi lá para ver Stonehenge, compre seu ingresso e siga pela passagem subterrânea para atravessar a estrada e ficar frente à frente com aquelas pedras dispostas de forma tão singular. Se for época de frio, vá bem agasalhado porque o vento é forte. Afinal é um descampado.


Não se decepcione por lá não ter nada além do estacionamento e as pedras de Stonehenge. Acho que deve ser assim mesmo, qualquer outra coisa que houvesse por lá iria atrapalhar a concentração para sentir o lugar.


As pedras estão cercadas por uma cordinha e não vi ninguém ultrapassá-la. Também não vi guardas nem seguranças, mas todos ficam comportadamente fora da parte isolada.


Enfim, a energia é fantástica e pelo visto nem os minúsculos japonezinhos da foto abaixo resistiram a posicionar seu tripé e fazer lindas fotos daquele lugar incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário