quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lomo.

A maior parte das pessoas que eu conheço faz uma cara estranha quando eu uso essa palavra. Então eu vou começar pelas apresentações. Lomografia é um estilo de fotografia que foi criado na União Soviética com o objetivo de mostrar para o mundo o estilo de vida soviético. A ideia era distribuir câmeras fotográficas para a população e todo mundo poder tirar fotos do seu dia a dia, sem preocupações estéticas nem de composição. O nome veio da fábrica que fazia as câmeras, que pelo seu próprio objetivo não eram de grande qualidade, nem o corpo nem as lentes. E justamente essa característica foi responsável pelo ressurgimento da lomografia depois da queda da União Soviética. Diz-se que dois vienenses acharam uma Lomo num antiquário, se apaixonaram e conforme mais pessoas ouviam falar dessas câmeras, a demanda cresceu, e começaram a sair novos modelos, desenvolver novas ideias etc.

Se você quiser saber mais sobre essa história, leia aqui.



A ideia principal é o "Não pense, só fotografe", mas foram criadas 10 regras para a lomografia:
#1: Leve sua câmera onde quer quer você vá.
#2: Use-a a todo momento - dia e noite.
#3: A Lomografia não é uma interferência na sua vida, é parte dela.
#4: Tente fotografar de todas as maneiras.
#5: Aproxime-se dos objetos que movem o seu desejo Lomográfico o mais perto possível.
#6: Não pense.
#7: Seja rápido.
#8: Você não precisa saber o que foi capturado no filme.
#9: E depois também.
#10: Não leve à sério nenhuma regra.



Tudo bem, até aí está ótimo, mas onde eu entro nessa e onde eu quero chegar??



Bom, tempos atrás eu descobri isso tudo, e, considerando que eu cresci com duas máquinas fotográficas muito legais em casa (daquelas cheias de lentes e ajustes, uma em cada casa), não dava pra eu ficar imune a isso por muito tempo... Depois de um bocado de resistência (já que as câmeras não são particularmente baratas), eu comprei a minha no fim do ano. E eu devo dizer, a loja da Lomography em Ipanema é linda!! Pequena, mas cheia de câmeras diferentes, fotos muito legais e produtos relacionados... Amei!

A câmera que eu comprei é a Diana Mini, essa coisa fofa aqui.



Ela é linda, pequena, já veio com flash e ainda com os filtros coloridos pra usar no flash (que eu ainda não usei, mas pretendo). Me diverti com ela nesses últimos meses, e com a expectativa da revelação dos filmes (quem ainda lembra disso?? É meio mágico!), e estou ainda desejando voltar lá pra fazer um dos vários workshops que a loja oferece. E eis que, ontem à tarde, eu recebo na newsletter deles a notícia de que a loja vai fechar!!

Aparentemente o dono do lugar pediu a loja de volta, e eu fiquei na vontade. E a novidade coincidiu justamente com o lançamento de um novo modelo de câmera, a La Sardina. Ah, compras na internet são ótimas, mas pra mim nada supera ir até a loja, pegar a câmera na mão, tirar dúvidas com o vendedor, experimentar, olhar pelo visor, sentir o peso dela e tomar a decisão ali mesmo. Como eu vou comprar a minha Fisheye Nº 2 White Edition agora? Ou a Pink? Ou mesmo a I Love Lomo? Sem falar nos acessórios!!



Acho que eu vou mesmo ter que esperar eles encontrarem um novo endereço...

2 comentários:

  1. Poooooooxa... eu queria tanto ter a experiência de ir lá comprar uma Lomo também...

    Mas, quando puder eu vou comprar pela net mesmo, fazer o que...rs

    Vc bem que podia postar umas fotos tiradas da sua Lomo, para a gente ver, né?


    Beijooos!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu tentei colocar algumas, mas postei da faculdade e não consegui pornada. Agora, em casa, vou colocar as que eu tenho escaneadas!

    (Estou esperando a loja reabrir num novo endereço. De preferência logo!!!!)

    ResponderExcluir