domingo, 29 de janeiro de 2012

Livro da Semana: Guias de Ateliês e Brechós do Rio de Janeiro.

Mais uma vez, eu falo de um livro que eu passei alguns meses desejando. Na verdade, dois livros.
Nesse caso, eu não esperava eles serem lançados no Brasil, mas sim eu esperava ter um momento mais tranquilo, em que eu não me sentisse mal por ler uma coisinha bem boba. Esses livros, que passaram as duas últimas semanas na minha bolsa, estavam na minha lista desde as férias de julho do ano passado. Pelo menos. Já me prometi os livros como presente por fazer a prova da OAB, por passar na prova, como prêmio de esforço na monografia, e como fim da monografia. Obviamente, não deu certo.
Aí eu ganhei um livro muito bom de natal, mas que eu pretendia comprar em e-book. Não que ele não valha a pena, mas porque ele não é um livro que exija particularmente uma edição impressa (minha lógica no momento é essa: se não é livro no estilo "levar pra todo lado" e nem tem fotografias, o que exigiria uma cópia impressa, eu prefiro que seja digital. É uma questão de espaço, simplesmente). No caso, o livro era O Nome da Rosa, que eu acho uma obra totalmente fantástica, ainda que dê um certo nó na cabeça do leitor acompanhar algumas partes de história. Eu li o livro ainda na escola, no segundo ano, quando achei ele na biblioteca. Já tinha visto o filme (com o Sean Connery, muito bom) e encarei o livro. Pela distância histórica e cultural, além das citações em latim, não é dos mais fáceis, mas eu gosto, e pretendo comprar em algum momento, mas não tenho espaço então provavelmente vai ser digital.

Então, eu resolvi trocar meu presente, e já que os guias estavam na lista, escolhi os dois. Sem arrependimentos.



Os livros são divididos em bairros ou áreas da cidade, e ainda dão uma noção de valor e estilo de cada loja. Os brechós são divididos em chique, clássico e popular, e os ateliês em $, $$ e $$$. Vamos concordar, é sempre importante ter esse tipo de informação, já que provavelmente eu não vou ao ateliê de $$$.
Além disso, cada ateliê ou brechó é descrito com um pouco da sua história e do tipo de peça ou estilo que você encontra lá. Fiquei curiosa com vários, e quem sabe eu vou lá antes do fim do ano??? (inércia é uma droga, né?) Se nós formos em algum deles, mostramos aqui, é claro!

PS: Já que eu ia escrever sobre eles na semana passada, e eu passei as duas semanas lendo e relendo partes dos livros, vou contar como dois livros, duas semanas, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário