domingo, 15 de janeiro de 2012

Livro da Semana: The Six Wives of Henry VIII.

Eu descobri a autora desse livro em 2008, numa livraria de aeroporto. Na Inglaterra, diferente do Brasil, existem promoções do tipo "leve 2 livros por 20 libras" ou "2 pelo preço de um". E não só na internet.
No caso, nós estávamos em Londres, no intervalo entre o check-in e a alfândega, e a livraria era mais um quiosque, onde eu acho que paramos pra comprar uma bebida ou algo assim. Mas, como uma das fraquezas dessa casa são os livros, nos perdemos por ali mesmo. Não lembro quais foram os outros comprados (porque teve pelo menos mais um) mas o meu era um romance histórico sobre a rainha Elizabeth I. Eu li e adorei.

Depois desse livro eu tentei achar outros da mesma autora, a Alison Weir, que eu descobri que é uma historiadora britânica e tem vários livros de não ficção. Mas não havia meio de achar no Brasil. Me contentei em reler o meu primeiro e deixei rolar. Aí em 2010 nós fomos à Disney, e em Orlando entramos na Barnes and Noble, que eu já tinha aprendido que era uma ótima pedida para traças de biblioteca.
E eis que depois de uma volta rápida pela livraria eu encontro os livros que eu queria, no plural (!). fiquei meio alucinada, não sabia qual comprar, até minha mãe explicar que eu não tinha que escolher só UM. Afinal, sempre sobrou algum espaço na minha mala, e os livros não custavam absurdos. Voltei pra casa com três. Um sobre as mulheres de Henrique VIII, um sobre seus herdeiros e um sobre a queda da Ana Bolena. Indico muito pra quem gosta de história inglesa. Eu nunca tinha lido muito sobre o assunto, e ainda confundo os nomes e títulos do Lords, afinal eles são muitos e se repetem. A Alison Weir é definitivamente uma boa forma de começar a entrar nesse mundo.


O livro cobre todo o período desde as negociações para o casamento de Katherine of Aragon com o irmão de Henrique VIII até a morte da única de suas esposas que conseguiu se separar dele amigavelmente e viver em paz na Inglaterra, Anna de Cleves. Ou seja, mostra desde a infância do futuro rei, a morte do seu irmão herdeiro do trono, seu casamento com a viúva dele, sua coroação, suas aventuras amorosas, suas aptidões cavalheirescas, sua paixão por Ana Bolena, a transformação da Igreja da Inglaterra, a transformação do próprio rei de soberano amável e levado por suas mulheres em tirano e a ascensão e queda de muitos dos seus conselheiros e amigos mais próximos. Eu acho fantástico entender como tudo aconteceu, e como as coisas não são necessariamente tão simples como se imagina. Nem o rei era um louco, nem Jane Seymour uma santa como se dá a entender normalmente. Todos os envolvidos tinham várias facetas, mas nem todos tiveram tempo hábil para revelar todas as suas.

O livro sobre os herdeiros do rei continua a história a partir da sua morte, até a morte da Maria I e a ascensão da Elizabeth ao trono. Talvez, se eu conseguir acertar meus horários de estudo, eu leia esse na próxima semana. Quem sabe?

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua dica, Mari! Ainda mais que eu estou no clima de leitora compulsiva! hehehe!

    beijão!

    ResponderExcluir